Ações da Eco Rodovias (Painel do Paim) - N. 080 da série de 599 Blogs do Coronel Paim
sexta-feira, 7 de março de 2014
Comissão pede a Dilma que mude versão oficial sobre morte de JK
Diário do Sudoeste
FolhaPress
SÃO PAULO, SP, 6 de março (Folhapress) - A Comissão Municipal da Verdade de São Paulo pediu hoje à presidente Dilma Rousseff que a responsabilidade pela morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek seja atribuída à ditadura militar. As informações são da Agência Brasil.
A comissão, que desde o ano passado investiga a morte de JK, concluiu que a versão oficial sobre a morte do ex-presidente foi "forjada" durante a ditadura.
A versão oficial diz que JK morreu em agosto de 1976 em um acidente de carro na rodovia Presidente Dutra, quando o carro em que estava colidiu com uma carreta após ter sido fechado por um ônibus.
Após uma série de audiências durante o ano passado para investigar a morte do ex-presidente e de seu motorista, Geraldo Ribeiro, a comissão decidiu declarar, em dezembro, que Juscelino sofreu um atentado político e foi, na verdade, assassinado durante a ditadura militar.
Um relatório sobre a morte do ex-presidente, produzido pela comissão e com a conclusão de que ele foi assassinado, também foi encaminhado à presidenta Dilma.
Além da presidente, também receberam uma cópia do relatório o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros; o procurador-geral da República, Rodrigo Janot; e o coordenador da Comissão Nacional da Verdade Pedro Dallari.
"Kubitschek não perdeu a vida em um simples acidente de trânsito, conforme alegaram as autoridades do período militar com base em perícias feitas em 1976 e mesmo as que vieram depois", disse o vereador Gilberto Natalini (PV), presidente da Comissão Municipal da Verdade, por meio de nota.
"JK foi vítima de conspiração, complô e atentado político. Agora, queremos que as autoridades federais proclamem oficialmente o assassinato de JK, para que possamos alterar de uma vez por todas essa página vergonhosa de nossa história."
confira também
veja também
Encontro em Beltrão discutirá “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”
Palmas fecha ano de 2013 com superávit orçamentário
Audiência pública discute construção de UPA em São Lourenço do Oeste
Tucano Sérgio Guerra morre aos 66 anos em São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário